Dá gosto ver esse menino correndo! Nos Jogos Olímpicos, em agosto, Daniel Ferreira do Nascimento protagonizou, com o supercorredor Eliud Kipchoge, uma das cenas mais bacanas da história do maratonismo. Neste domingo, 5 de dezembro, o garoto de Paraguaçu Paulista mostrou que tem muitas chances de vir a estabelecer novos recordes brasileiro e sul-americano.

Completou a maratona de Valência, na Espanha, em duas horas, seis minutos e onze segundos, ficando a apenas seis segundos de igual a marca do grande Ronaldo da Costa, que foi recorde mundial em 1998, na maratona de Berlim. Hoje, claro, está superada em âmbito planetário, mas continua de pé como recorde nacional e de nosso subcontinente.

Danielzinho, como é mais conhecido, entra assim para um seletíssimo clube de somente três integrantes no Brasil: Ronaldo, o próprio Daniel, e Marílson Gomes dos Santos (2h06min34 em Londres, 2011). Dos três “sub2h07” nacionais, só Nascimento está na ativa e, com apenas 23 anos, ainda tem muito a aprender e a se desenvolver: vai daí a crença em suas condições de vir a se tornar o novo recordista brasileiro da maratona.

Seu estilo alegre e corajoso de correr chamou a atenção hoje na Espanha, como havia atraído comentários na maratona dos Jogos de Tóquio. O site Carreras de Montaña, por exemplo, que cobriu a maratona ao vivo, registra: “Os primeiros vinte minutos seguem no ritmo dos coelhos, e a surpresa é o corredor brasileiro, que aposta em seguir com eles na ponta, assim como os africanos favoritos”.

Na passagem da meia maratona, Danielzinho de novo aparece bem: “Os ponteiros passam em 1h02min19. (…) Hamed segue na trilha do recorde espanhol. Vamos! Note que Eulalio Muños e Daniel do Nascimento também estão correndo em ritmo de recorde para Argentina e Brasil. Tomara que se juntem à festa!”.

Não deu para o recorde, mas deu para uma marca espetacular aqui para as nossas plagas. É bem verdade que o tempo de 2h06min11 de Danielzinho, que teria sido recorde mundial na época em que Ronaldo da Costa estabeleceu sua marca, hoje já foi superado por nada menos do que 312 corredores no mundo (quenianos e etíopes na grande maioria). De qualquer forma, o jovem brasileiro já meteu o pé na porta da superelite internacional da maratona.

Danielzinho e Kipchoge em cumprimento histórico na maratona dos Jogos Olímpico de Tóquio (Reprodução; a foto do destaque é de Divulgação da CBAt e mostra a alegria de Daniel depois de conquista no sul-americano em Guayaquil)

Para saber mais sobre ele, não deixe de ler esta outra reportagem publicada no TUTAMÉIA: “DANIEL NASCIMENTO, 22, ESTREIA NA MARATONA COM ÍNDICE OLÍMPICO” (CLIQUE AQUI).