“O exercício físico é saúde, é prevenção. Qualquer tipo de exercício físico, desde que feito de forma orientada, com a pessoa tendo passado por avaliação médica, vai propiciar muita saúde, a pessoa vai ganhar mobilidade, vai ganhar longevidade. O exercício físico é bom para tudo, tanto na parte fisiológica quanto na parte psicológica. De uma forma geral, exercício físico é um santo remédio para qualquer tipo de doença.”

Quem afirma é Vanderlei Severiano, o Mestre Branca, um dos mais experientes treinadores de corrida em São Paulo, que fala ao TUTAMÉIA sobre a prática de exercícios na pandemia. Formado em educação física, com especializações em biomecânica do exercício, fisiologia do exercício, nutrição esportiva, ele faz recomendações para quem quer começar a se movimentar em casa ou no bairro e mesmo para quem já tem experiência em caminhadas e corridas.

Aos iniciantes e àqueles que, por enquanto, ainda estão apenas no planejamento de futuras atividades, ele afirma: “Não há idade para começar. No grupo que oriento, tenho pessoas de menos de vinte anos e de mais de oitenta anos, gente de setenta anos que começou a correr com cinquenta e poucos e hoje faz ultramaratonas, yoga, pilates, musculação” (clique no vídeo para acompanhar a entrevista completa e se inscreva no TUTAMÉIA TV).

Proprietário e instrutor da assessoria esportiva Branca Esportes, ele recomenda aos iniciantes que façam pequenas mudanças no seu dia a dia, como trocar o uso de escadas rolantes por escadas de verdade ou deixar o carro um quarteirão mais distante da padaria. São os primeiros passos até que cada um resolva dar a si mesmo um tempo especial para o exercício, que deve ser feito de forma moderada, respeitando os limites de cada um –por isso, é importante fazer uma avaliação das suas condições físicas antes de começar alguma prática esportiva regular.

Para experimentar, Branca sugere: “Vá para uma praça ou mesmo algum lugar mais tranquilo, perto de casa, mas não com a roupa do dia a dia. Coloque um tênis, se prepare, é um ritual. É um momento em que você fala: vou cuidar de mim. Vai deixar todos os seus compromissos, a cabeça fora dos problemas do trabalho. Experimente uma caminhadinha, nem que seja de quinze minutos. Tenho certeza de que a pessoa vai voltar para casa já diferente. E vai gostar. Sabe que aquilo vai fazer bem.”

Não é à toa, aliás, que a Organização Mundial de Saúde recomenda a prática regular de atividade física moderada, diz o professor. “A gente precisa se movimentar, sair daquilo que a gente chama de imobilismo, sedentarismo. A gente precisa se mexer. O ideal é fazer sessões de mais de trinta minutos, de quarenta minutos a uma hora. Controlar a intensidade pela frequência respiratória; quando percebe que está ficando ofegante, diminui um pouquinho. Com o tempo, cada um consegue melhorar.”

Trata-se de uma espécie de reconciliação consigo mesmo: “Eu costumo dizer que, quando você pratica exercício, é o único momento que você tem para você mesmo, ficar em conexão com o universo, independentemente de religião, é o momento que você tem para se cuidar”.

Pensando nisso, Mestre Branca preparou, especialmente para o público de TUTAMÉIA, uma série de exercícios para fazer em casa que ajudam a colocar a pessoa no espírito da prática esportiva, aquecer o corpo para que possa ser exigido de forma diferente, numa caminhada ou mesmo em corrida para os mais experientes.

Acompanhe a seguir.

AQUECIMENTO DAS ARTICULAÇÕES

EXERCÍCIOS EDUCATIVOS PARA CAMINHADA E CORRIDA

ALONGAMENTOS

EXERCÍCIOS RESISTIDOS (trabalho de força)