A entrevista de Eleonora de Lucena, copresidente do Tutaméia, e do jornalista Joaquim de Carvalho, do “Diário do Centro do Mundo”, com Luiz Inácio Lula da Silva, que seria realizada nesta quarta-feira, dia 29.5, foi adiada por determinação da Polícia Federal, que alega não ter pessoal para acompanhar o evento na sua sede em Curitiba.

Despacho assinado pelo delegado Sérgio Eduardo Busato afirma que, na data inicialmente prevista para a entrevista, “a equipe do NO/DREX responsável pela custódia do preso estará envolvida com o atendimento de ordens judiciais de condução de presos para audiências junto à Justiça Federal no Paraná, bem como em virtude de treinamento do Grupo de Pronta Intervenção da SR/PF/PR pré-agendado para esta semana e que será realizado no interior do Estado.”

A entrevista deverá ser remarcada para a próxima semana, conforme sugestão da PF registrada no documento abaixo.

Em setembro de 2018, a jornalista Eleonora de Lucena, copresidente do TUTAMÉIA, entrou no STF com uma ação de reclamação constitucional pedindo para entrevistar Lula. Em 28 de setembro, o ministro Ricardo Lewandowski atendeu ao pedido, logo suspenso pelo ministro Luiz Fux. Lewandowski reafirmou sua decisão, mas o presidente da corte, Dias Toffoli, a suspendeu novamente. Em 24 de abril deste ano, veio a decisão definitiva de Lewandowski, garantindo a entrevista.

“Dessa forma o STF garantiu a autoridade do decidido na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 130, quando o STF declarou inconstitucional a lei de imprensa da ditadura militar, garantindo, através da liberdade de imprensa, a todos o acesso a uma versão não oficial dos fatos”, afirma o advogado Paulo Freire, do Cezar Britto Advogados e Associados, que cuidou da ação de Lucena.

A equipe de TUTAMÉIA  (foto no alto) que fará a entrevista será formada por Eleonora de Lucena, 61, Rodolfo Lucena, 62, jornalista, escritor e copresidente do TUTAMÉIA, João Wainer, 43, jornalista, fotógrafo e cineasta, e Pedro Biava, 41, jornalista, e documentarista.

Acompanhe nossa cobertura nas redes sociais. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER no TUTAMEIA TV e receber a entrevista em primeira mão.