Mais de oito mil pessoas participaram na tarde deste domingo, 31 de marça, da primeira edição da Caminhada do Silêncio, homenagem aos presos, mortos e desaparecidos durante a ditadura militar e a todas as vítimas de violência do Estado.

A manifestação foi realizada no parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, e teve a presença de parentes de vítimas e lideranças políticas e de movimentos sociais. Depois de shoe de Renato Braz, Fabiana Cozza e Eug~enio Gudim, a multidão se deslocou desde a praça da Paz, onde ocorreu a concentração, até o Monumento em Homanegem aos Presos e Desaprecidos durante a Ditadura Militar.

O fotógrafo Tiago Macambira acompanhou o evento, registrando a mnifestação com rara sensibilidade.

Ele é natural de Sorocaba, interior de São Paulo. Formado em Geografia pela Unicamp, Tiago tem 39 anos e trabalha com fotografia desde 2005, ano em que publicou um livro intitulado “Palimpsesto”, que combina fotos de arquitetura e poesias colhidas de autores que pensam o espaço.

Também participou da produção de outros livros o mais recente foi um livro-manifesto publicado pela Fundação Perseu Abramo “Resistência e Contestação: Sociedade brasileira e comunidade internacional contra o golpe de 2016”.

Já fez exposições individuais e coletivas, como a ‘Des Traces du Violence’, realizada em Paris 2008 e no Brasil 2009. Nos últimos três anos tem focado seu trabalho no registro das grandes manifestações pela democracia, tendo contribuído com alguns coletivos, como Jornalistas Livre e Mídia Ninja.

É com muita satisfação que apresentamos para você esta galeria de imagens produzidas por Tiago Macambira.