Manifestações virtuais e presenciais marcam neste domingo, 11 de outubro, a terceira edição do Stop Bolsonaro Mundial, movimento que reúne ativistas em defesa da democracia que buscam mostrar ao mundo os desmandos e a destruição que estão em curso no Brasil.

Para falar sobre o evento, TUTAMÉIA reuniu ativistas dos Estados Unidos, Alemanha e daqui mesmo, que contaram sobre os preparativos para a jornada (clique no vídeo para acompanhar toda a conversa e se inscreva no TUTAMÉIA TV)

Estiveram conosco NATÁLIA DE CAMPOS, artista de performance, ativista, produtora cultural, tradutora e educadora morando em Nova York há 22 anos. Cofundadora do Comitê Defend Democracy in Brazil em 2016, integra o Living Theatre, Directors Lab do Lincoln Center Theater, entre outras organizações, MIRIAM CASAS, do Coletivo Iniciativa Alemã Lula Livre(IALL), feminista, defensora  dos Direitos Humanos, morando atualmente na Alemanha, e JOÃO CLÁUDIO FONTES, membro do Coletivo Alvorada e do Stop Bolsonaro Mundial, falando de Belo Horizonte.

Com mesas de debate sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos e as eleições municipais aqui no Brasil, assim como discussões sobre a questão ambiental, o Stop Bolsonaro acontece ao longo de todo o domingo, a partir das oito da manhã. Para acompanhar o evento, basta se ligar em alguma das páginas STOP BOLSONARO MUNDIAL nas redes sociais. O site Inteligência Acima da Mídia é um dos geradores das imagens, e muitos serviços jornalísticos, como o TUTAMÉIA, devem fazer transmissão cruzada.

A seguir, publicamos texto de apresentação divulgado pelos organizadores do evento.

 

STOP BOLSONARO MUNDIAL – terceira edição

No próximo dia 11 de outubro acontecerá a terceira edição do STOP BOLSONARO MUNDIAL. O evento é organizado por um grupo de ativistas, formado por coletivos de brasileiras, brasileiros e de outras nacionalidades, residentes no Brasil e no exterior. O STOP BOLSONARO MUNDIAL se tornou um movimento permanente no combate à destruição da nação brasileira, promovida por um governo fascista, genocida e ecocida, composto por milicianos da máfia carioca e falsos cristãos neopentecostais.

O movimento STOP BOLSONARO MUNDIAL vem, desde junho deste ano, denunciando as atrocidades cometidas por uma gestão voltada aos interesses da elite, dos bancos e dos ricos. Para favorecer o agronegócio, o governo incentiva a destruição do meio ambiente e é negligente quanto às ações de combate aos incêndios florestais, muitos deles criminosos, que têm atingido a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado. Bolsonaro mente quando fala em aparições na ONU e ainda ignora os alertas e apelos de ambientalistas internacionais. A devastação promovida por Bolsonaro e sua cúpula é sem precedentes na história do Brasil e no mundo.

O avanço da pandemia e a falta de políticas públicas de proteção sanitária e da cidadania, a insegurança alimentar vivida pelo povo, a alta dos preços dos alimentos, o desemprego e o congelamento dos salários, colocaram o Brasil no mapa da FOME mais uma vez! A fome e a miséria voltam a fazer parte do cotidiano brasileiro. Além disso, o negacionismo em relação à Covid-19 faz o número de vítimas aumentar, especialmente entre a população mais vulnerável, moradores da periferia, de zonas rurais e as populações originárias, que lutam também para salvar seus territórios das queimadas.

O projeto de venda do Brasil ao capital estrangeiro, liderado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, segue a passos largos, colocando o país numa situação de total submissão, de dependência econômica e de empobrecimento da nação. Os acordos escusos feitos com os Estados Unidos deixam claro o caráter entreguista desse governo e a falta de compromisso com a soberania nacional.

A Jornada do STOP BOLSONARO MUNDIAL terá presença nas ruas e nas redes. Os atos presenciais ocorrerão em dezenas de cidades, do Brasil e do mundo. O evento virtual começa às 8hs da manhã e vai até 8hs da noite (horários de Brasília) e contará com debates e entrevistas que abordarão temas como as eleições norte-americanas e os possíveis reflexos no Brasil, o Meio Ambiente e as Eleições Municipais. A programação será exibida nas mídias sociais do Stop Bolsonaro e também nas diversas redes de parceiros (Frente Internacional- FIBRA e IAM- Inteligência Acima da Mídia).

Não podemos assistir a tal situação de braços cruzados. Nossa atuação é urgente! A luta continua e precisamos de todas e todos. STOP Bolsonaro – FORA BOLSONARO!