Com a presença do jornalista Juca Kfouri e a participação de Isabel Salgado, ex-jogadora de seleção brasileira de vôlei, mais o apoio da cartunista Laerte, além de manifestações de atletas, lideranças políticas e sindicais, educadores, artistas e ativistas da saúde e do ambiente, foi divulgado nesta segunda-feira (4/7) o Manifesto do Coletivo de Caminhantes e Corredores Lula Presidente (clique no vídeo para ver a íntegra do evento e se inscreva no TUTAMÉIA TV).
Criado no final do mês passado, o grupo é um sucessor, ampliado e fortalecido, do coletivo Corredores Patriotas Contra o Golpe, que realizou diversas atividades cívico-esportivas contra o processo que derrubou a presidenta Dilma e na campanha eleitoral de 2018.
Divulgar a caminhada e a corrida como caminhos para melhor qualidade de vida é um dos objetivos do grupo, que defende a saúde como direito coletivo, e que os corpos precisam ser livres e em movimento para ter saúde. Por isso mesmo, lutam por uma sociedade democrática, em que cada um e todos tenha direito a se expressar.
A primeira atividade do grupo é a organização de uma caminhada de apoio ao evento do Dia da Luta Operária, em 9 de Julho, que celebra a memória dos pioneiros da primeira greve geral brasileira, realizada em São Paulo em 1917.
A concentração será no largo da Concórdia -onde a “Internacional” foi cantada pela primeira vez no Brasil, exatamente em uma grande assembleia dos grevistas do século passado. De lá o pelotão parte até o local da homenagem, que é organizada pelas centrais sindicais, partidos políticos e o mandato do vereador Antonio Donato, autor do projeto que instituiu o Dia da Luta Operária, celebrado deste 2017.
Ele foi uma das personalidades que mandaram, por meio de vídeo, sua saudação ao novo coletivo. A lista completa é a seguinte, em ordem alfabética:
Adriana Londoño, atriz
Adriano Diogo, presidente da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo
Antonio Donato, vereador
Clara Ant, arquiteta, ex-deputada, assessora especial de Lula na presidência
Claudia Missura, atriz
Claudia Visoni, jornalista, ambientalista, codeputada estadual pelo PV
Clívia Regina, do assentamento Palmares, do MST, em Parauapebas, Pará
Edith Derdyk, artista plástica
Edson Carneiro Índio, dirigente sindical
Elizabeth Ostermayer (Liza) – fisioterapeuta e educadora
Isabel Salgado, atleta
Juliana Cardoso, vereadora
Márcia Lia, deputada estadual
Miguel Sarkis, treinador de corrida
Neilton Ferreira Júnior, doutor em ciências na USP, autor da primeira tese de doutorado da Escola de Educação Física da USP sobre Racismo e Esporte.
Nilton Tatto, deputado federal
Sérgio Túlio, jornalista e escritor
O manifesto do grupo foi lido pela jornalista, escritora e corredora Rosane Borges, pesquisadora ECA-USP, professora convidada do Diversistas (FFLCH-USP). Autora de diversos livros, entre eles: “Espelho Infiel: O Negro no Jornalismo Brasileiro”, “Mídia e Racismo” e “Fragmentos do Tempo Presente”.
A seguir, a íntegra do texto:
CAMINHAMOS COM LULA
PELA SAÚDE E PELO BRASIL
Nós caminhamos pela saúde, pela vida, pelo Brasil.
Fazemos de nossos passos denúncia dos crimes desse governo. Bolsonaro é culpado por centenas de milhares de mortes na pandemia. Ataca o SUS e deixa nossas crianças sem vacina e sem escola. Joga os brasileiros no desemprego, na miséria e na fome. Desmonta a Petrobras e vende a Eletrobras, provoca aumentos do gás, da gasolina e da luz; o preço da comida dispara, a inflação come o salário já enfraquecido. Incentiva a violência contra os povos indígenas, os negros, as mulheres, a população LGBTQIA+, os moradores de rua; o sangue escorre nos campos, nas florestas, nas cidades.
Nossa caminhada nega e se rebela contra tudo isso. Com o exercício, buscamos mais qualidade de vida, bem-estar físico, mental e social, o sonho e a esperança. Nossos corpos na rua são ação e encontro, não repressão e opressão. Queremos mudar; queremos um país melhor.
Um Brasil soberano, mais saudável, com comida de verdade para todos. Uma nação livre para se desenvolver, produzir ciência, criar empregos, garantir educação para nossos filhos e casa para todos. Um país que defenda a natureza e aprenda com a sabedoria dos povos originários e dos quilombolas. Um país que respeite as diferenças e que combata a desigualdade e o racismo: um país que caminhe junto.
Tudo começa com um passo. Um passo em direção ao outro, um passo firme que proteja a terra, um passo até a urna: votar em Lula presidente, por nós e por nosso futuro.
Venha caminhar com a gente.
COLETIVO DE CAMINHANTES E CORREDORES
LULA PRESIDENTE
Deixar um comentário