“O Partido Comunista da China, embora tenha nascido como uma coisa muito pequeninha, conseguiu captar rapidamente a questão fundamental: a questão nacional. A China era um país que estava sendo despedaçado, colonizado, vendido. O PC conseguiu captar que isso não era possível, sobretudo porque a China é mais do que um país, é uma civilização. A segunda coisa, que eles sempre martelaram, é viver com as massas, sofrer com as massas, lutar com as massas, ver o que as massas querem e necessitam”.

É assim que o jornalista José Luiz Del Roio explica a longevidade do Partido Comunista da China, que comemora 100 anos neste 1° de julho. Na noite desse dia, o escritor falou ao TUTAMÉIA sobre a história do partido, os desafios do presente _o embate com os EUA, a aliança com a Rússia, os investimentos pelo mundo, o salto tecnológico_ e os projetos de futuro.

Del Roio foi senador na Itália e membro da Assembleia Parlamentar da Europa em Estrasburgo. Integrou o Partido Comunista Brasileiro e a Ação Libertadora Nacional. Autor de vários livros, ele conhece a dinâmica dos partidos de esquerda pelo mundo. Sobre os comunistas da China, afirma:

“Eram revolucionários, lutavam contra o colonialismo, mas também contra o conservadorismo chinês. Eram capazes de pegar o melhor que essa civilização tinha, sem abandonar todo o seu passado, três, quatro vezes milenar. Foi com esse jogo, que não é fácil que eles se mantiveram e tomaram o poder em 1949”.

Ao TUTAMÉIA, Del Roio trata dos principais pontos na trajetória do Partido Comunista da China. Fala da Grande Marcha, da guerra de libertação, das políticas de Mao Tsé Tung, da Revolução Cultural, do combate à miséria, do desenvolvimento econômico.

Lembramos recente artigo de José Luís Fiori sobre os espetaculares resultados chineses. Aqui vai um trecho:

“A história recente é mais conhecida de todos: nos últimos 30 anos, a economia chinesa foi a que mais cresceu, e hoje é a segunda maior economia do mundo, devendo superar a norte-americana até o final da terceira década do século XXI. Nos últimos cinco anos, a China logrou erradicar de seu território a pobreza absoluta, venceu a luta contra a pandemia, vacinou mais de um bilhão de chineses e já exportou ou doou cerca de 600 milhões de vacinas para os países mais pobres do sistema mundial. Ao mesmo tempo, nos primeiros meses de 2021, a China pousou o seu robô Zhu Ronc na superfície do planeta Marte; iniciou a montagem e colocou em funcionamento sua própria estação espacial ao redor da Terra – Tiangong; enviou com sucesso a nave Shezhou 12, com três taikonautas para permanecerem três meses na nova estação; anunciou para 2024 a colocação em órbita de um telescópio 300 vezes mais potente do que o Hubble, dos norte-americanos; tornou público o roadmap feito junto com os russos para a criação de um laboratório e experimentação lunar, com instalações colocadas na superfície e na órbita da Lua; concluiu a construção do protótipo de computador quântico – batizado como Jihuzang – capaz de executar certos tipos de cálculo 100 trilhões de vezes mais rápido que o atual supercomputador mais potente do mundo; avançou na construção do seu reator de fusão nuclear (o Toka Mak Experimental Super Conductor), o “sol artificial” que já atingiu uma temperatura de 160 milhões de graus centígrados. Por outro lado, com os pés na terra, a China já é hoje, depois de apenas vinte anos do começo do seu programa de trens de alta velocidade, o país com a maior rede de trens-bala, e acabou de apresentar o protótipo de seu novo trem com levitação magnética que poderá alcançar até 800 km por hora”.

Na avaliação de Del Roio, “tudo que é estratégico na China tem o dedo do partido comunista chinês”.

Ele segue: “Tudo que é estratégico tem que ter consulta com o Estado. Tudo que é estratégico tem a célula o comitê de base do PC, dentro da fábrica, da empresa. Tem que responder a eles. Quando não é produzido diretamente pelo partido, que tem suas empresas. Muitas vezes, a questão tecnológica é ligada às forças armadas, que são do partido, dirigidas diretamente pelo partido”, assinala.

A entrevista de Del Roio ao TUTAMÉIA ocorre horas depois da comemoração do centenário do PC, que reuniu 70 mil pessoas na Praça da Paz Celestial em Pequim. Com traje lembrando o estilo de Mao Tsé Tung, o presidente Xi Jinping fez um discurso contundente. Um trechinho:

“Nós, chineses, somos um povo que defende a justiça, e não se deixa intimidar por ameaças de força. Como nação, temos um forte senso de orgulho e confiança. Nunca intimidamos, oprimimos ou subjugamos o povo de qualquer outro país e nunca o faremos. Da mesma forma, nunca permitiremos que nenhuma força estrangeira nos intimide, oprima ou subjugue. Qualquer um que tentar fazer isso se verá em rota de colisão com uma grande muralha de aço forjada por mais de 1,4 bilhão de chineses”.

O comentário de Del Roio: “Os discursos de Xi são doces, calmos, diplomáticos. O de hoje não tem nada de diplomático”.

O escritor observa a ênfase do discurso nas bases marxistas e leninistas da construção chinesa. As palavras de Xi:

“Devemos continuar a adaptar o marxismo ao contexto chinês. O marxismo é a ideologia orientadora fundamental sobre a qual nosso Partido e nosso país são fundados; é a própria alma do nosso Partido e a bandeira sob a qual luta. O Partido Comunista da China defende os princípios básicos do marxismo e o princípio de buscar a verdade dos fatos. Com base nas realidades da China, desenvolvemos percepções perspicazes sobre as tendências da época, tomamos a iniciativa na história e fizemos explorações meticulosas. Assim, pudemos continuar adaptando o marxismo ao contexto chinês e às necessidades de nossos tempos, e guiar o povo chinês no avanço de nossa grande revolução social. No nível fundamental, a capacidade do nosso Partido e as forças do socialismo com características chinesas são atribuíveis ao fato de que o marxismo funciona.

“Na jornada à frente, devemos continuar a apoiar o Marxismo-Leninismo, o Pensamento de Mao Zedong, a Teoria de Deng Xiaoping, a Teoria dos Três Representantes e a Perspectiva Científica do Desenvolvimento, e implementar totalmente o Pensamento sobre Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era. Devemos continuar a adaptar os princípios básicos do marxismo às realidades específicas da China e sua refinada cultura tradicional. Usaremos o marxismo para observar, compreender e orientar as tendências de nossos tempos e continuar a desenvolver o marxismo da China contemporânea e do século XXI”.

Para Del Roio, é importante observar a forma enfática como Xi define a linha política que direciona o país:

“É reafirmar, de forma quase fanática: somos comunistas, nos baseamos em Marx, o nosso partido é leninista. Somos um partido marxista-leninista. Depois de ter ouvido por tanto tempo que a China não é comunista, que a China é um bando de milionários, a reafirmação categórica é importante. Reforça as fileiras do partido para qualquer tipo de combate que venha pela frente. [Ele quer dizer]: ‘Não somos um bando de caras fazendo acordo comercial de banco, não banco. Não pensem isso, que vocês estão enganados. Temos esse partido marxista-leninista. Segundo, nós somos uma potência”.

Na visão do jornalista, a China “não é uma democracia capitalista liberal; é uma civilização de outro tipo, é um projeto de futuro”.

Completa Del Roio:

“Ninguém da humanidade poderá copiar aquilo, mas pode aprender muito com aquilo. Não é votar a cada quatro anos numa lei eleitoral furada, tudo privatizado e tudo na mão de grupos, mais concentrado. A China acabou com a fome. Se eu sair de casa nesse momento –eu moro perto do centro de São Paulo–, vou encontrar 10, 15, 20 pessoas dormindo na rua com esse frio, morrendo. Morre na minha frente, é difícil”.

“DEVEMOS CONTINUAR A APOIAR O MARXISMO-LENINISMO”

Íntegra do discurso de XI JINPING na cerimônia que marca o centenário do PARTIDO COMUNISTA DA CHINA

Camaradas e amigos,

hoje, primeiro de julho, é um grande e solene dia na história do Partido Comunista da China (PCC) e da nação chinesa. Nós nos reunimos aqui para nos unir a todos os membros do Partido e ao povo chinês de todos os grupos étnicos em todo o país na celebração do centenário do Partido, olhando para trás na gloriosa jornada que o Partido percorreu em 100 anos de luta e olhando para as perspectivas brilhantes para o rejuvenescimento da nação chinesa.

Para começar, quero estender calorosas felicitações a todos os membros do Partido em nome do Comitê Central do PCC.

Nesta ocasião especial, tenho a honra de declarar em nome do Partido e do povo que, por meio dos esforços contínuos de todo o Partido e de toda a nação, alcançamos o primeiro objetivo centenário de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. Isso significa que trouxemos uma solução histórica para o problema da pobreza absoluta na China e agora estamos marchando com passos firmes em direção à meta do segundo centenário de transformar a China em um grande país socialista moderno em todos os aspectos. Esta é uma grande e gloriosa conquista para a nação chinesa, para o povo chinês e para o Partido Comunista da China!

Camaradas e amigos,

A nação chinesa é uma grande nação. Com uma história de mais de 5.000 anos, a China fez contribuições indeléveis para o progresso da civilização humana. Após a Guerra do Ópio de 1840, no entanto, a China foi gradualmente reduzida a uma sociedade semicolonial e semifeudal e sofreu maiores devastações do que nunca. O país sofreu uma humilhação intensa, o povo foi submetido a grandes dores e a civilização chinesa mergulhou nas trevas. Desde aquela época, o rejuvenescimento nacional tem sido o maior sonho do povo chinês e da nação chinesa.

Para salvar a nação do perigo, o povo chinês travou uma luta corajosa. Enquanto patriotas de mentalidade nobre buscavam unir a nação, o Movimento do Reino Celestial Taiping, o Movimento de Reforma de 1898, o Movimento Yihetuan e a Revolução de 1911 surgiram um após o outro, e uma variedade de planos foram elaborados para garantir a sobrevivência nacional, mas tudo isso acabou em fracasso. A China precisava urgentemente de novas idéias para liderar o movimento para salvar a nação e de uma nova organização para reunir as forças revolucionárias.

Com as salvas da Revolução de Outubro na Rússia em 1917, o marxismo-leninismo foi trazido para a China. Então, em 1921, quando o povo chinês e a nação chinesa estavam passando por um grande despertar e o marxismo-leninismo estava se tornando intimamente integrado ao movimento dos trabalhadores chineses, o Partido Comunista da China nasceu. A fundação de um partido comunista na China foi um evento marcante, que mudou profundamente o curso da história chinesa nos tempos modernos, transformou o futuro do povo e da nação chineses e alterou a paisagem do desenvolvimento mundial.

Desde o dia de sua fundação, o Partido fez da busca da felicidade para o povo chinês e do rejuvenescimento da nação chinesa sua aspiração e missão. Toda a luta, sacrifício e criação por meio dos quais o Partido uniu e liderou o povo chinês nos últimos cem anos foram unidos por um tema fundamental – trazer o grande rejuvenescimento da nação chinesa.

Para realizar o rejuvenescimento nacional, o Partido uniu e liderou o povo chinês em batalhas sangrentas com determinação inflexível, obtendo grande sucesso na revolução democrática.

Através da Expedição do Norte, da Guerra Revolucionária Agrária, da Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa e da Guerra de Libertação, lutamos contra a contrarrevolução armada com a revolução armada, derrubando as três montanhas do imperialismo, feudalismo e burocracia-capitalismo e estabelecendo o República Popular da China, que tornou o povo dono do país. Assim, asseguramos a independência de nossa nação e libertamos nosso povo.

A vitória da revolução nova-democrática pôs fim à história da China como uma sociedade semicolonial e semifeudal, ao estado de total desunião que existia na velha China e a todos os tratados desiguais impostos ao nosso país por potências estrangeiras e todos os privilégios que as potências imperialistas desfrutaram na China. Criou as condições sociais fundamentais para a realização do rejuvenescimento nacional.

Através de uma luta tenaz, o Partido e o povo chinês mostraram ao mundo que o povo chinês havia se levantado e que o tempo em que a nação chinesa poderia ser intimidada e abusada por outros havia acabado para sempre.

Para realizar o rejuvenescimento nacional, o Partido uniu e liderou o povo chinês no esforço de construir uma China mais forte com espírito de autossuficiência, obtendo grande sucesso na revolução e construção socialista.

Ao realizar a revolução socialista, eliminamos o sistema feudal explorador e repressivo que persistiu na China por milhares de anos e estabelecemos o socialismo como nosso sistema básico. No processo de construção socialista, vencemos a subversão, a sabotagem e a provocação armada das potências imperialistas e hegemônicas e provocamos as mais extensas e profundas transformações sociais da história da nação chinesa. Esta grande transformação da China de um país pobre e atrasado no Oriente com uma grande população em um país socialista estabeleceu as condições políticas fundamentais e as bases institucionais necessárias para realizar o rejuvenescimento nacional.

Através de uma luta tenaz, o Partido e o povo chinês mostraram ao mundo que o povo chinês era capaz não só de desmantelar o velho mundo, mas também de construir um novo, que só o socialismo poderia salvar a China e que só o socialismo com características chinesas poderia se desenvolver China.

Para realizar o rejuvenescimento nacional, o Partido uniu e liderou o povo chinês na liberação da mente e no avanço, obtendo grande sucesso na reforma, abertura e modernização socialista.

Estabelecemos a linha básica do Partido para o estágio primário do socialismo, avançamos resolutamente na reforma e na abertura, superamos riscos e desafios de todas as direções e fundamos, defendemos, salvaguardamos e desenvolvemos o socialismo com características chinesas, trazendo assim uma grande virada com muito significado na história do Partido desde a fundação da República Popular da China. Isso permitiu que a China se transformasse de uma economia planejada altamente centralizada em uma economia de mercado socialista repleta de vitalidade, e de um país amplamente isolado em um país aberto ao mundo exterior. Também permitiu que a China desse o salto histórico de um país com forças produtivas relativamente atrasadas para a segunda maior economia do mundo, e fazer a transformação histórica de elevar os padrões de vida de seu povo da simples subsistência para um nível geral de prosperidade moderada e, finalmente, para prosperidade moderada em todos os aspectos. Essas conquistas alimentaram o impulso para o rejuvenescimento nacional, fornecendo garantias institucionais imbuídas de novas energias, bem como as condições materiais para um rápido desenvolvimento.

Por meio de uma luta tenaz, o Partido e o povo chinês mostraram ao mundo que, ao buscar reformas e abertura, um movimento crucial para fazer da China o que é hoje, a China alcançou os tempos com grandes avanços.

Para realizar o rejuvenescimento nacional, o Partido uniu e liderou o povo chinês na busca de uma grande luta, um grande projeto, uma grande causa e um grande sonho por meio de um espírito de autoconfiança, autossuficiência e inovação, alcançando grande sucesso pelo socialismo com características chinesas na nova era.

Após o 18º Congresso Nacional do Partido, o socialismo com características chinesas entrou em uma nova era. Nesta nova era, defendemos e fortalecemos a liderança geral do Partido, garantimos a implementação coordenada do plano integrado de cinco esferas e da estratégia abrangente de quatro vertentes, defendemos e melhoramos o sistema de socialismo com características chinesas, modernizamos o sistema da China e a capacidade de governança, manteve o compromisso de exercer a governança baseada em regras sobre o Partido e desenvolveu um sistema sólido de regulamentos intrapartidários. Superamos uma longa lista de grandes riscos e desafios, cumprimos a meta do primeiro centenário e definimos as etapas estratégicas para atingir a meta do segundo centenário.

Por meio de uma luta tenaz, o Partido e o povo chinês mostraram ao mundo que a nação chinesa alcançou uma tremenda transformação de se levantar e crescer próspero para se tornar forte, e que o rejuvenescimento nacional da China se tornou uma inevitabilidade histórica.

Nos últimos cem anos, o Partido uniu e liderou o povo chinês ao escrever o capítulo mais magnífico da história milenar da nação chinesa, incorporando o espírito destemido que Mao Zedong expressou quando escreveu: “Nossas mentes ficam mais fortes para o sacrifício dos mártires, ousando fazer o sol e a lua brilharem no novo céu”. O grande caminho que abrimos, a grande causa que empreendemos e as grandes conquistas que alcançamos no século passado ficarão nos anais do desenvolvimento da nação chinesa e da civilização humana.

Camaradas e amigos,

Cem anos atrás, os pioneiros do comunismo na China estabeleceram o Partido Comunista da China e desenvolveram o grande espírito fundador do Partido, que é composto dos seguintes princípios: defender a verdade e os ideais, permanecer fiéis à nossa aspiração original e missão fundadora, lutando bravamente sem medo de sacrifícios, e permanecendo leais ao Partido e fiéis ao povo. Este espírito é a fonte de força do Partido.

Nos últimos cem anos, o Partido levou adiante esse grande espírito fundador. Por meio de suas lutas prolongadas, desenvolveu uma longa linha de princípios inspiradores para os comunistas chineses e temperou um caráter político distinto. À medida que a história avança, o espírito do Partido passa de geração em geração. Continuaremos a promover nossas gloriosas tradições e a sustentar nosso legado revolucionário, para que o grande espírito fundador do Partido seja sempre mantido vivo e levado adiante.

Camaradas e amigos,

Devemos tudo o que conquistamos nos últimos cem anos aos esforços conjuntos dos comunistas chineses, do povo chinês e da nação chinesa. Os comunistas chineses, com os camaradas Mao Zedong, Deng Xiaoping, Jiang Zemin e Hu Jintao como seus principais representantes, fizeram contribuições tremendas e históricas para o rejuvenescimento da nação chinesa. A eles, expressamos nosso mais alto respeito.

Vamos aproveitar este momento para valorizar a memória dos camaradas Mao Zedong, Zhou Enlai, Liu Shaoqi, Zhu De, Deng Xiaoping, Chen Yun e outros revolucionários veteranos que contribuíram muito para a revolução, construção e reforma da China e para a fundação, consolidação e desenvolvimento do Partido Comunista da China; conservemos a memória dos mártires revolucionários que corajosamente deram suas vidas para estabelecer, defender e desenvolver a República Popular; conservemos a memória daqueles que dedicaram suas vidas à reforma, à abertura e à modernização socialista; e conservemos a memória de todos os homens e mulheres que lutaram tenazmente pela independência nacional e pela libertação do povo nos tempos modernos. Suas grandes contribuições para nossa pátria e nossa nação serão imortalizadas nos anais da história,

As pessoas são os verdadeiros heróis, pois são elas que fazem a história. Em nome do Comitê Central do PCC, gostaria de apresentar meus mais altos respeitos aos trabalhadores, fazendeiros e intelectuais de todo o país; a outros partidos políticos, figuras públicas sem filiação partidária, organizações populares e figuras patrióticas de todos os setores da sociedade; a todos os membros do Exército de Libertação Popular, da Polícia Armada Popular, da polícia de segurança pública e dos serviços de bombeiros e resgate; a todos os trabalhadores socialistas; e a todos os membros da frente única. Gostaria de estender as minhas sinceras saudações aos compatriotas das regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau e a Taiwan, bem como aos chineses ultramarinos.

Camaradas e amigos,

embora a missão de fundação do nosso Partido seja fácil de definir, garantir que permaneçamos fiéis a esta missão é uma tarefa mais difícil. Aprendendo com a história, podemos entender por que os poderes aumentam e diminuem. Através do espelho da história, podemos encontrar onde estamos atualmente e ter uma visão do futuro. Olhando para os 100 anos de história do Partido, podemos ver porque tivemos sucesso no passado e como podemos continuar a ter sucesso no futuro. Isso garantirá que agiremos com maior determinação e propósito para permanecermos fiéis à nossa missão fundadora e buscar um futuro melhor na nova jornada que está à nossa frente.

Ao colocarmos um esforço consciente em aprender com a história para criar um futuro brilhante, devemos ter o seguinte em mente:

Devemos manter a liderança firme do Partido. O sucesso da China depende do Partido. A história moderna de mais de 180 anos da nação chinesa, a história de 100 anos do Partido e a história de mais de 70 anos da República Popular da China fornecem ampla evidência de que sem o comunismo Partido da China, não haveria nenhuma nova China e nenhum rejuvenescimento nacional. O Partido foi escolhido pela história e pelo povo. A direção do Partido é o traço definidor do socialismo com características chinesas e constitui a maior força desse sistema. É a base e a força vital do Partido e do país, e o ponto crucial de que dependem os interesses e o bem-estar de todo o povo chinês.

Na jornada à frente, devemos apoiar a liderança geral do Partido e continuar a aprimorar sua liderança. Devemos estar profundamente conscientes da necessidade de manter a integridade política, pensar em termos gerais, seguir o núcleo da liderança e manter o alinhamento com a liderança central do Partido. Devemos permanecer confiantes no caminho, teoria, sistema e cultura do socialismo com características chinesas. Devemos defender a posição central do Secretário-Geral no Comitê Central do Partido e no Partido como um todo, e defender a autoridade do Comitê Central e sua liderança centralizada e unificada. Tendo em mente os interesses mais fundamentais do país, devemos aumentar a capacidade do Partido para conduzir uma governança sólida, democrática e baseada na lei,

Devemos nos unir e liderar o povo chinês no trabalho incessante por uma vida melhor. Este país é seu povo; as pessoas são o país. Como temos lutado para estabelecer e consolidar nossa liderança no país, estamos lutando para conquistar e manter o apoio do povo. O Partido tem no povo suas raízes, sua força vital e sua fonte de força. O Partido sempre representou os interesses fundamentais de todo o povo chinês; está com eles em todos os momentos e compartilha um destino comum com eles. O Partido não tem interesses especiais próprios – nunca representou nenhum grupo de interesse individual, grupo de poder ou estrato privilegiado. Qualquer tentativa de separar o Partido do povo chinês ou de colocar o povo contra o Partido está fadada ao fracasso. Os mais de 95 milhões de membros do Partido e os mais de 1,4 bilhão de chineses nunca permitirão que tal cenário se concretize.

Na jornada que temos pela frente, devemos contar de perto com as pessoas para fazer história. Defendendo o propósito fundamental do Partido de servir ao povo de todo o coração, permaneceremos firmes com o povo, implementaremos a linha de massa do Partido, respeitaremos a criatividade do povo e praticaremos uma filosofia de desenvolvimento centrada no povo. Desenvolveremos a democracia popular em todo o processo, salvaguardaremos a equidade e a justiça sociais e resolveremos os desequilíbrios e inadequações no desenvolvimento e as dificuldades e problemas mais urgentes que são de grande preocupação para as pessoas. Ao fazê-lo, faremos um progresso mais notável e substantivo no sentido de alcançar um desenvolvimento humano completo e prosperidade comum para todos.

Devemos continuar a adaptar o marxismo ao contexto chinês. O marxismo é a ideologia orientadora fundamental sobre a qual nosso Partido e nosso país são fundados; é a própria alma do nosso Partido e a bandeira sob a qual luta. O Partido Comunista da China defende os princípios básicos do marxismo e o princípio de buscar a verdade dos fatos. Com base nas realidades da China, desenvolvemos percepções perspicazes sobre as tendências da época, tomamos a iniciativa na história e fizemos explorações meticulosas. Assim, pudemos continuar adaptando o marxismo ao contexto chinês e às necessidades de nossos tempos, e guiar o povo chinês no avanço de nossa grande revolução social. No nível fundamental, a capacidade do nosso Partido e as forças do socialismo com características chinesas são atribuíveis ao fato de que o marxismo funciona.

Na jornada à frente, devemos continuar a apoiar o Marxismo-Leninismo, o Pensamento de Mao Zedong, a Teoria de Deng Xiaoping, a Teoria dos Três Representantes e a Perspectiva Científica do Desenvolvimento, e implementar totalmente o Pensamento sobre Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era. Devemos continuar a adaptar os princípios básicos do marxismo às realidades específicas da China e sua refinada cultura tradicional. Usaremos o marxismo para observar, compreender e orientar as tendências de nossos tempos e continuar a desenvolver o marxismo da China contemporânea e do século XXI.

Devemos defender e desenvolver o socialismo com características chinesas. Devemos seguir nosso próprio caminho – este é o alicerce que sustenta todas as teorias e práticas de nosso Partido. Mais do que isso, é a conclusão histórica que nosso Partido tirou de suas lutas ao longo do século passado. O socialismo com características chinesas é uma conquista fundamental do Partido e do povo, forjada em inúmeras adversidades e grandes sacrifícios, e é o caminho certo para alcançarmos o rejuvenescimento nacional. À medida que defendemos e desenvolvemos o socialismo com características chinesas e impulsionamos o progresso coordenado em termos materiais, políticos, éticos culturais, sociais e ecológicos, fomos pioneiros em um caminho novo e exclusivamente chinês para a modernização e criamos um novo modelo para o avanço humano.

Na jornada à frente, devemos aderir à teoria, linha e política básicas do Partido e implementar o plano integrado de cinco esferas e a estratégia abrangente de quatro frentes. Devemos aprofundar a reforma e a abertura em toda a linha, alicerçar nosso trabalho neste novo estágio de desenvolvimento, aplicar plena e fielmente a nova filosofia de desenvolvimento e promover um novo padrão de desenvolvimento. Devemos promover o desenvolvimento de alta qualidade e fortalecer nosso país em ciência e tecnologia. Devemos garantir que é o nosso povo que governa o país, continua a governar com base no Estado de direito e defende os valores socialistas fundamentais. Devemos garantir e melhorar o bem-estar público no curso do desenvolvimento, promover a harmonia entre a humanidade e a natureza e tomar medidas bem coordenadas para tornar nosso povo próspero, nossa nação forte.

A nação chinesa fomentou uma civilização esplêndida ao longo de mais de 5.000 anos de história. O Partido também adquiriu vasta experiência por meio de seus esforços nos últimos 100 anos e durante mais de 70 anos de governo. Ao mesmo tempo, também estamos ansiosos para aprender as lições que pudermos com as conquistas de outras culturas e receber sugestões úteis e críticas construtivas. Não aceitaremos, entretanto, pregação hipócrita daqueles que sentem que têm o direito de nos dar sermões. O Partido e o povo chinês continuarão avançando com confiança e a passos largos ao longo do caminho que escolhemos para nós mesmos, e faremos com que o destino do desenvolvimento e do progresso da China permaneça firmemente em nossas mãos.

Devemos acelerar a modernização da defesa nacional e das forças armadas. Um país forte deve ter um exército forte, pois só assim pode garantir a segurança da nação. No momento em que se engajou em uma luta violenta, o Partido reconheceu a verdade irrefutável de que deveria comandar a arma e construir um exército popular próprio. Os militares do povo fizeram conquistas indeléveis em nome do Partido e do povo. É um pilar forte para salvaguardar nosso país socialista e preservar a dignidade nacional, e uma força poderosa para proteger a paz em nossa região e além.

Na jornada à frente, devemos implementar totalmente o pensamento do Partido sobre o fortalecimento dos militares na nova era, bem como nossa estratégia militar para a nova era, manter a liderança absoluta do Partido sobre as forças armadas do povo e seguir o caminho chinês para o desenvolvimento militar. Tomaremos medidas abrangentes para aumentar a lealdade política das forças armadas, para fortalecê-las por meio de reformas e tecnologia e do treinamento de pessoal competente, e para administrá-las de acordo com a lei. Elevaremos as forças armadas de nosso povo a padrões de classe mundial para que estejamos equipados com maior capacidade e meios mais confiáveis ​​para salvaguardar nossa soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento.

Devemos continuar trabalhando para promover a construção de uma comunidade humana com um futuro compartilhado. Paz, concórdia e harmonia são ideias que a nação chinesa tem perseguido e levado avante por mais de 5.000 anos. A nação chinesa não carrega traços agressivos ou hegemônicos em seus genes. O Partido se preocupa com o futuro da humanidade e deseja avançar em conjunto com todas as forças progressistas ao redor do mundo. A China sempre trabalhou para salvaguardar a paz mundial, contribuir para o desenvolvimento global e preservar a ordem internacional.

Na jornada à frente, permaneceremos comprometidos com a promoção da paz, do desenvolvimento, da cooperação e do benefício mútuo, com uma política externa de paz independente e com o caminho do desenvolvimento pacífico. Trabalharemos para construir um novo tipo de relações internacionais e uma comunidade humana com um futuro compartilhado, promover o desenvolvimento de alta qualidade da Belt and Road Initiative por meio de esforços conjuntos e usar as novas conquistas da China no desenvolvimento para fornecer ao mundo novas oportunidades. O Partido continuará a trabalhar com todos os países e povos amantes da paz para promover os valores humanos compartilhados de paz, desenvolvimento, equidade, justiça, democracia e liberdade. Continuaremos a defender a cooperação em vez do confronto, a abrir em vez de fechar nossas portas e a nos concentrar em benefícios mútuos em vez de jogos de soma zero.

Nós, chineses, somos um povo que defende a justiça e não se deixa intimidar por ameaças de força. Como nação, temos um forte senso de orgulho e confiança. Nunca intimidamos, oprimimos ou subjugamos o povo de qualquer outro país e nunca o faremos. Da mesma forma, nunca permitiremos que nenhuma força estrangeira nos intimide, oprima ou subjugue. Qualquer um que tentar fazer isso se verá em rota de colisão com uma grande muralha de aço forjada por mais de 1,4 bilhão de chineses.

Devemos realizar uma grande luta com muitas características contemporâneas. Ter a coragem de lutar e a coragem de vencer é o que tornou o nosso Partido invencível. Realizar nosso grande sonho exigirá muito trabalho e persistência. Hoje, estamos mais próximos, mais confiantes e mais capazes do que nunca de tornar realidade a meta do rejuvenescimento nacional. Mas devemos estar preparados para trabalhar mais do que nunca para chegar lá.

Na jornada à frente, devemos demonstrar uma vigilância mais forte e estar sempre preparados para o perigo potencial, mesmo em tempos de calmaria. Devemos adotar uma abordagem holística para a segurança nacional que equilibre o desenvolvimento e os imperativos de segurança, e implementar a estratégia de rejuvenescimento nacional dentro de um contexto mais amplo das mudanças que ocorrem uma vez a cada século no mundo. Precisamos adquirir um entendimento completo das novas características e requisitos decorrentes da mudança para a principal contradição na sociedade chinesa e as novas questões e desafios decorrentes de um ambiente internacional complicado. Devemos ser corajosos e hábeis em levar a cabo nossa luta, forjando novos caminhos e construindo novas pontes onde for necessário para nos levar além de todos os riscos e desafios.

Devemos fortalecer a grande unidade do povo chinês. No curso de nossas lutas ao longo do século passado, o Partido sempre colocou a frente única em uma posição de importância. Temos constantemente consolidado e desenvolvido a frente única mais ampla possível, unindo todas as forças que podem ser unidas, mobilizando todos os fatores positivos que podem ser mobilizados e reunindo tanta força quanto possível para esforços coletivos. A frente única patriótica é um meio importante para o Partido unir todos os filhos e filhas da nação chinesa, tanto em casa quanto no exterior, em prol do objetivo do rejuvenescimento nacional.

Na jornada à frente, devemos garantir uma grande unidade e solidariedade e equilibrar a semelhança e a diversidade. Devemos fortalecer a orientação teórica e política, construir um amplo consenso, reunir as mentes mais brilhantes e expandir o terreno comum e a convergência de interesses, de modo que todos os chineses, tanto em casa quanto no exterior, possam concentrar sua engenhosidade e energia no mesmo objetivo e se reúnem como uma força poderosa para realizar o rejuvenescimento nacional.

Devemos continuar avançando no grande novo projeto de construção do Partido. Uma marca que distingue o Partido Comunista da China de outros partidos políticos é sua coragem em empreender a autorreforma. Uma razão importante pela qual o Partido permanece tão vital e vibrante, apesar de ter passado por tantas provações e tribulações, é que ele pratica uma autossupervisão eficaz e uma autogovernança plena e rigorosa. Assim, tem sido capaz de responder adequadamente aos riscos e testes de diferentes períodos históricos, para garantir que sempre permaneça na vanguarda dos tempos, mesmo quando mudanças profundas varrem a paisagem global, e para se manter firme como a espinha dorsal da nação em o processo de enfrentar vários riscos e desafios em casa e no exterior.

Na jornada à frente, devemos ter em mente o velho ditado de que é preciso um bom ferreiro para fazer um bom aço. Devemos demonstrar uma maior consciência política do fato de que a autogovernança plena e rigorosa é uma jornada sem fim. Tendo o fortalecimento político do Partido como nosso princípio abrangente, devemos continuar avançando no grande novo projeto de construção do Partido na nova era. Devemos apertar o sistema organizacional do Partido, trabalhar duro para treinar funcionários de alto calibre que tenham integridade moral e competência profissional, permanecer comprometidos em melhorar a conduta do Partido, manter a integridade e combater a corrupção, e erradicar quaisquer elementos que possam prejudicar os avanços do Partido natureza e pureza e quaisquer vírus que possam corroer sua saúde. Devemos garantir que o Partido preserva sua essência, cor e caráter.

Camaradas e amigos,

Seremos fiéis à letra e ao espírito do princípio de Um País, Dois Sistemas, segundo o qual o povo de Hong Kong administra Hong Kong e o povo de Macau administra Macau, ambos com elevado grau de autonomia. Asseguraremos que o governo central exerce jurisdição geral sobre Hong Kong e Macau e implementamos os sistemas jurídicos e mecanismos de aplicação das duas regiões administrativas especiais para salvaguardar a segurança nacional. Ao mesmo tempo que protegemos a soberania, segurança e interesses de desenvolvimento da China, asseguraremos a estabilidade social em Hong Kong e Macau e manteremos uma prosperidade e estabilidade duradouras nas duas regiões administrativas especiais.

Resolver a questão de Taiwan e realizar a reunificação completa da China é uma missão histórica e um compromisso inabalável do Partido Comunista da China. É também uma aspiração compartilhada por todos os filhos e filhas da nação chinesa. Defenderemos o princípio de uma só China e o Consenso de 1992, e promoveremos a reunificação nacional pacífica. Todos nós, compatriotas de ambos os lados do Estreito de Taiwan, devemos nos unir e avançar em uníssono. Devemos tomar medidas resolutas para derrotar totalmente qualquer tentativa de “independência de Taiwan” e trabalhar juntos para criar um futuro brilhante para o rejuvenescimento nacional. Ninguém deve subestimar a determinação, a vontade e a capacidade do povo chinês de defender sua soberania nacional e integridade territorial.

Camaradas e amigos,

O futuro pertence aos jovens e nossas esperanças também estão com eles. Um século atrás, um grupo de jovens progressistas ergueu a tocha do marxismo e procurou assiduamente naqueles anos sombrios por maneiras de rejuvenescer a nação chinesa. Desde então, sob a bandeira do Partido Comunista da China, geração após geração de jovens chineses dedicaram sua juventude à causa do Partido e do povo e permaneceram na vanguarda do esforço para rejuvenescer a nação.

Na nova era, nossos jovens devem ter como missão contribuir para o rejuvenescimento nacional e aspirar a se tornarem mais orgulhosos, confiantes e seguros em sua identidade como povo chinês, para que possam cumprir a promessa de sua juventude e as expectativas. do nosso tempo, do nosso Partido e do nosso povo.

Camaradas e amigos,

Há um século, na época de sua fundação, o Partido Comunista da China tinha pouco mais de 50 membros. Hoje, com mais de 95 milhões de membros em um país de mais de 1,4 bilhão de habitantes, é o maior partido governante do mundo e desfruta de uma enorme influência internacional.

Um século atrás, a China estava em declínio e murchando aos olhos do mundo. Hoje, a imagem que apresenta ao mundo é a de uma nação próspera que está avançando com ímpeto imparável em direção ao rejuvenescimento.

Ao longo do século passado, o Partido Comunista da China garantiu realizações históricas extraordinárias em nome do povo. Hoje, está reunindo e liderando o povo chinês em uma nova jornada rumo à realização da meta do segundo centenário.

Para todos os membros do Partido,

O Comitê Central apela a cada um de vocês para que se mantenham fiéis à missão fundadora de nosso Partido e se mantenham firmes em seus ideais e convicções. Atuando no propósito do Partido, você deve sempre manter laços estreitos com o povo, ter empatia e trabalhar com eles, estar com eles nos momentos bons e ruins, e continuar trabalhando incansavelmente para realizar suas aspirações por uma vida melhor e para trazê-los ainda mais glória ao Partido e ao povo.

Camaradas e amigos,

Hoje, cem anos depois de sua fundação, o Partido Comunista da China ainda está em seus primórdios e continua determinado como sempre a alcançar uma grandeza duradoura para a nação chinesa. Olhando para trás no caminho percorrido e para a frente, para a jornada que temos pela frente, é certo que com a liderança firme do Partido e a grande unidade do povo chinês de todas as etnias, alcançaremos o objetivo de construir um grande país socialista moderno em todos os aspectos e cumprir o sonho chinês de rejuvenescimento nacional.

Viva nosso grande, glorioso e correto Partido!

Viva nosso grande, glorioso e heroico povo!

………………………………………………………………………

Fotos  da celebração dos cem anos do Partido Comunista da China distribuídas pela agência Xinhua