Sign in / Join
Header Banner

YANGOS UNE MAPAS E SONS NA COPA DA RÚSSIA

por FERNANDO ROSA*

Por estes dias, o quarteto Yangos está na Rússia, onde é um dos representantes do Brasil na Copa do Mundo. Ao lado de outros grupos e artistas de várias regiões do país, eles cumprem o papel de embaixadores da música brasileira no evento. O convite para integrar a delegação faz do grupo natural de Caxias do Sul o mais recente caso de sucesso da música gaúcha.

Pouco mais de um ano atrás, eles surpreenderam o público do festival El Mapa de Todos, em Porto Alegre, abrindo a noite para o grupo Francisco el Hombre (vídeo abaixo). Desde então, foram nominados ao Grammy Latino, convidados para as feiras do livro de Medellin (CO) e Guadalajara (MX) e para Festival Sonido, instrumental, em Belém.

Antes de embarcar para a Rússia, deixaram o novo disco “Brasil Sim Senhor”, gravado com prêmio da Natura Musical.

O disco “Brasil Sim Senhor”  (vídeo no alto) confirma o grupo como o principal representante da renovação da música regional gaúcha. Instrumental, à base de gaita (sanfona), violão, teclados/piano e bombo leguero (da tradição argentina), a música do grupo ativa a memória de sonoridades das profundezas da música do Pampa. Ao mesmo tempo, com o novo disco, o quarteto avança para outros territórios sonoros, rompendo com o isolamento sulista.

Por onde passam, César Casara (teclados), Cristiano Klein (bombo leguero e percusão), Rafael Scopel (acordeom) e Tomás Savaris (violão) deixam a sua marca (os quatro aparecem na nossa capa, em foto de Divulgação publicada originalmente no site do grupo). Em shows intensos, eles atualizam gêneros da região como a milonga, chamamé, chacarera e o tango.

“Brasil Sim Senhor” sucede “Chamamé”, “Tangos y Milongas”, “Às Pampas” e também o DVD “Pampa: Pátria de Todos”, este em parceria com o cantor argentino Dante Ramon Ledesma.

 

*O gaúcho FERNANDO ROSA é jornalista político e musical. Editor do site Senhor F, voltado para a música independente e latino-americana, desde 1998. Pesquisador e produtor musical, organiza o Festival El Mapa de Todos, em Porto Alegre. Também é editor do blog Senhor X, especializado em geopolítica, e autor dos e-books “Um Golpe Americano – Volumes I e II”, disponíveis na Amazon. TUTAMÉIA agradece a FERNANDO por esta colaboração.

 

Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena

Leave a reply