Por AQUILES RIQUE REIS, vocalista do MPB4

Hoje temos o álbum À Vontade (independente), o primeiro de Mirceia Jordana. Aos 25 anos, natural de Iraquara, cidade da Chapada Diamantina (BA), seu trabalho autoral e pleno de recursos sugere que o caminho está aberto para que logo ela tenha o seu talento reconhecido pelos que amam a boa música.

Eis algumas das oito faixas.

“Cravo e Canela”: a percussão embala a intro. O couro come. O ritmo é inquieto. Realçada pela dicção de Mirceia, a letra vem aos borbotões, intercalada por intervenções de seus vocalises. Embalado pelo shaabi (ritmo egípcio tradicionalmente tocado no pandeiro, aqui adaptado à conga), o arranjo destaca a afro-baianidade que vem da voz de uma cantora que traz em si o poder de se fazer virtuosa por seus desígnios musicais. Bela abertura de tampa para um ofício que se expressa promissor.

“Gosto da Palavra”: a seguir, a pegada arrefece, embora o ritmo se mostre presente de forma acesa. Com apenas três notas, o violão se destaca no arranjo instrumental. A partir daí, Mirceia demonstra objetividade musical, traduzida em interpretação personalíssima. Afinada, ela canta com intensidade que deságua em versos a quem declara amor.

“Bandeja”: o xote rola a partir da instrumentação clássica de forró, com zabumba, sanfona, triângulo, baixo, violão, bateria e uma flauta transversal. Aconchegada à pisada, Mirceia se mostra apta a viajar nas linguagens que lhes são familiares. A moça é competente.

“Não Tem Canção” é um bolero que Mirceia compôs inspirada em “Bolero de Satã”, de Guinga e Paulo Cesar Pinheiro. O trompete complementa o arranjo com um solo admirável. A letra propaga romantismo, ao qual Mirceia se entrega, demonstrando seu ecletismo vocal e composicional.

“A Cada Sol Brilhante” é um bonito tema instrumental, baseado em composições de Milton Nascimento. A melodia vem pelo duo da voz de Mirceia com a flauta, com contrapontos do clarinete.

“Pulsão de Vida” traz um vocalise que realça a melodia. Abrilhantando ainda mais o arranjo, vem o som cativante do flugelhorn. Finalizando, ouve-se um coro…

Nada melhor para finalizar o belo trabalho coletivo do que reunir as vozes dos que geraram com Mirceia Jordana a personalidade musical de seu álbum.

 

Nossos protetores nunca desistem de nós.

 

Ficha técnica: Composições: Mirceia Jordana; produção musical, mixagem e masterização: Thiagu Machado;  arranjos: Thiagu Machado, Mirceia Jordana e Joaquim Izaias; violão e guitarra: Thiagu Machado;  baixo: Joaquim Izaias;  clarinete:  Jarder Jardineiro; percussão: Cassiano Alexandrino; flauta transversal: Clara Solano; bateria: Jackson Menezes; bateria: Uirá Nogueira (somente em “Bandeja”); teclado: Ícaro Santiago; sanfona: Márcio Melgaço; guitarra baiana: Marcos Stress; naipe Afronaipe de sopros:  trompete: Davi Ribeiro;  flugelhorn: Davi Brito; fotografia: Clara Solano; capa: Antonio Lucas Bastos.

 

Ouvir o álbum:

https://open.spotify.com/intl-pt/album/7dBNd3y7mqtKA0jx5ofUVL?si=ysTszzJUSu60OW8GwOdh8w