Pep Guardiola, treinador da equipe britânica Manchester City, foi multado pela federação do país por usar no peito, durante uma partida do campeonato nacional, uma fita amarela em solidariedade aos patriotas de Catalunha que estão presos por lutarem pela independência da região.
Nascido na província catalã de Barcelona, o treinador tem se envolvido abertamente na campanha independentista. Foi multado em vinte mil libras (noventa mil reais), e ainda levou uma advertência por fazer uma “mensagem política”.
Política, Guardiola tem feito: chegou a participar de um grande comício em Barcelona, no ano passado, falando a um público estimado em mais de quarenta mil pessoas.
“Convocamos a comunidade internacional e os democratas do mundo todo a nos ajudarem a defender os direitos que hoje estão ameaçados na Catalunha, com o direito à liberdade de expressão e o direito ao voto.”
Houve muitas prisões relacionadas à luta independentistas, e hoje há movimentos pela liberdade dos detidos. Guardiola se somou à campanha pela liberdade dos patriotas catalães, defendendo também seu direito de se manifestar, como neste vídeo produzido pelo “Guardian”.
“Sou treinador, mas também sou cidadão”, disse ele no vídeo, afirmando que seguiria levando a fita amarela ao peito. Denunciou que os presos estão detidos sem julgamento e argumentou: “Que sejam presos, se foram condenados. Mas que mostrem provas para basear a condenação”, disse.
Segundo a regra da mordaça imposta pela federação britânica (similar à defendida por outras federações esportivas pelo mundo afora), o treinador pode usar a fita amarela nos compromissos com a mídia antes e depois dos jogos, mas tem de escondê-la ou tirá-la durante os noventa minutos das partidas.
Eu acho extremamente cínico e hipócrita o apoio das esquerdas ao processo de independência da Catalunha. O discurso dos independentistas se baseiam em teorias e falácias. Como por exemplo:
A Catalunha tem que recuperar sua independência!
R: A Catalunha nunca foi um república independente ou um Reino independente. Foi um condado que se uniu por casamento ao reino de Aragão e posteriormente o Reino de Aragão se uniu a Reino de Castela e Leão e formou a Espanha.
A Catalunha tem outra língua e outra cultura!
R: Diferente do que ocorre na República Francesa o Reino da Espanha protege as diversidades linguísticas e as comunidades autonomas tem mais autonomia do que por exemplo os estados alemães. A cultura catalã não difere muito do restante da Espanha mas o discurso de que somos diferentes e muitas vezes melhores (trabalhamos mais, somos mais prosperos) se choca frontalmente com o discurso da esquerda de apoio as diversidades e de solidariedade entre as pessoas. O tipico independentista catalão usa argumentos de superioridade muito semelhantes dos separatistas sulistas e paulistas.
A Catalunha tem direito autodeterminação!
R: A defesa da unidade territorial está em praticamente todas as constituições e termos de posse dos chefes de estados pelo mundo inteiro. A autodeterminação se justificaria se ouve-se perseguição aos povos dentro de determinado estado o que não ocorre na Espanha desde 1975.
Espanha nos rouba!
R: A cleptocracia que governa a Catalunha desde 1977 (todos separatistas) está envolvido em grandes escândalos de corrupção. E o mesmo discurso canalha do paulistas que falam que Brasilia nos rouba.
Catalunha é uma região rica que sustenta regiões menos desenvolvidas!
R; Essa frase já seria um insulto a qualquer pessoa de esquerda que não fosse demagoga.
Querem defender a independência da Catalunha mas assumam que é por motivos econômicos e egoístas.
Não dá pra falar que não vai ter golpe no Brasil e apoiar golpes em outros paises.