TUTAMÉIA é um serviço jornalístico criado e produzido por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena.

A dupla gaúcha faz jornalismo há mais de quarenta anos: em 1976, atuaram juntos no “Jornal dos Bairros”, da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e de Amigos de Bairro.

Militaram na imprensa sindical e de oposição à ditadura militar e trabalharam em veículos como “Zero Hora”, “Gazeta Mercantil” e “Folha de S. Paulo”.

Com TUTAMÉIA, buscam contribuir para o debate sobre a situação do Brasil e do mundo.

O nome do projeto é inspirado no livro de contos de João Guimarães Rosa. Significa “Nonada, ossos de borboleta, quiquiriqui, tuta-e-meia, mexinflório, nica, quase nada”. Ou não: é nesse livro que Rosa ensina: “Viver é obrigação sempre imediata”.

TUTAMÉIA agradece ao artista gráfico Jan Limpens-Doenraedt, que criou a ilustração e o logotipo do nosso serviço, e ao informata Danilo Andrade, que nos auxiliou a construir o sítio internético e nos orientou na produção de vídeo.  O sonoplasta Raul Teixeira nos deu preciosas dicas para melhorar a qualidade do som nas entrevistas. Com muito carinho, Fernanda Cernea fez as fotos oficiais dos Tutas. Vai ainda um abraço de obrigado à artista plástica Teresa de Lucena, que produziu as vinhetas musicais usadas em nossos vídeos.