A mobilização nacional em defesa do direito do ex-presidente Lula se candidatar nas eleições gerais deste ano e a grave crise na área de saúde que afeta nosso país foram destaque na primeira transmissão ao vivo de Tutaméia, serviço jornalístico criado, produzido e realizado por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena.

Os jornalistas citaram declaração do ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira, que conclama a população a não dar o julgamento de Lula na segunda instância, em Porto Alegre, no próximo dia 24, como favas contadas. A condenação de Lula não é certa, afirma Bresser, um dos signatários do manifesto “Eleição sem Lula é Fraude”.

Mas é preciso manter a mobilização, aponta o professor e artista gráfico Gilberto Maringoni, ex-candidato a governador de São Paulo pelo PSOL. Também citado no programa dos Lucena, ele defende o direito do povo de se manifestar em Porto Alegre, levando sua voz aos juízes do TRF4.

Ao lado dos ataques à democracia do Brasil, o Remelexo da Notícia –uma seleção de informações feita por Tutaméia—também comentou a sanha privatista do governo Temer, que tenta limpar a área para facilitar e acelerar o processo de entrega da Eletrobrás.

Na área de saúde, estudo feito por especialista da FGV aponta que o surto de febre amarela que assola o país não ocorre por acaso: houve falta de planejamento e de investimentos do governo em processos de prevenção e controle.

A situação internacional e até ecos do passado de Nuestra America foram outros temas abordados por Eleonora e Rodolfo, concluindo a primeira transmissão ao vivo com a apresentação de entrevista com o professor gaúcho Pedro Dutra Fonseca, que comenta a situação política e econômica brasileira e alerta: “Há risco de fascismo no país”.