Sign in / Join
Header Banner

MULHERES NA LUTA ARMADA

As mulheres não foram linha auxiliar na luta armada. Tiveram papel de destaque na resistência à ditadura militar no Brasil, rompendo tabus e apontando caminhos com ousadia.

Em torno dessas ideias, TUTAMÉIA entrevista a historiadora Maria Cláudia Badan Ribeiro, autora de “Mulheres na Luta Armada” (acompanhe no vídeo acima).

O livro, lançado pela Alameda, trata das militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN), como a jovem Maria Alice Campos Freire (foto na primeira página do site). Para produzi-lo, a pesquisadora ouviu depoimentos de 45 militantes.

Maria Cláudia fala do contexto histórico, dos desafios e das trajetórias das personagens. Na entrevista, ela destaca o papel feminino em redes de apoio da organização e no debate político.

Doutora em História Social pela USP) e pós-doutora pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL-Sorbonne Nouvelle) e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ela faz reflexões sobre o legado dessas rebeldes e desmonta equívocos e preconceitos difundidos pelos agentes da ditadura militar.

Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena

Leave a reply