A crise institucional, política e econômica provocada pelo golpe que culminou na deposição da presidente eleita Dilma Rousseff tem consequências muito mais amplas do que a gente pode imaginar.

A destruição dos direitos trabalhistas e o desmonte do sistema previdenciário são por demais conhecidos, mas você sabia que estes dois anos de golpe também foram anos de aumento brutal do processo de desmatamento da Amazônia?

Essa é uma das questões que Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena comentam no Remelexo da Notícia desta quinta-feira, em que também são analisadas outras iniciativas no governo Temer para transformar o país em terra arrasada.

Há, porém, um espectro rondando o futuro dos golpistas: é o crescente aumento da popularidade do ex-presidente Lula. “Querem tirar Lula da jogada”, afirma o jurista Fábio Konder Comparato, que concedeu entrevista exclusiva ao TUTAMÉIA.

Na conversa, ele desmonta os argumentos dos perseguidores do ex-presidente e denuncia que há interferência dos Estados Unidos em todo o processo que levou ao golpe contra o povo brasileiro.

O programa desta quinta destaca ainda a figura de um combatente democrático o passado, o paraibano João Pedro Teixeira, que fundou a Liga Camponesa de Sapé, a primeira de seu Estado. Foi assassinado a mando de latifundiários em 1962.

Sua trajetória de luta é tema do mais importante documentário já realizado no Brasil, “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho –o Remelexo traz alguns destaques do filme.

Teixeira veio à baila porque, neste mês de janeiro, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, homenagem muito especial, recebida por figuras como Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Anita Garibaldi.

Finalmente, Remelexo comenta o lançamento do livro “Gaza Girls” (Meninas de Gaza), produção da fotógrafa norte-americana Monique Jacques, que vive em Istambul –é dela a foto que ilustra este texto na página principal de Tutaméia.