Operário metalúrgico assassinado nos porões da ditadura militar, Manoel Fiel Filho é o primeiro homenageado na série de ilustrações de Fernando Carvall que TUTAMÉIA passa a publicar, marcando o início da colaboração do artista gráfico nesta casa.

O retrato inédito de Manoel dá sequência à série VIVOS, criada em 2014 por Carvall em parceria com a jornalista Fernanda Pompeu, que também empresta seus textos para TUTAMÉIA neste nosso esforço conjunto de resgate da memória das lutas democráticas em nosso país, de homens e mulheres que se insurgiram e se insurgem contra o autoritarismo.

Escolhemos fazer de Manoel nosso primeiro homenageado pelo seu valor nas trincheiras do sindicalismo e pelo seu heroísmo frente à violência insana da repressão, nem sempre reconhecido e por muitos esquecido.

Além disso, TUTAMÉIA tem uma relação especial com a memória desse metalúrgico: em 1976, quando se completaram quarenta anos do assassinato de Manoel em uma cela do DOI-CODI, Rodolfo realizou uma série de quarenta corridas dedicadas a ele e aos lutadores pela democracia, contra a ditadura militar.

Em cada uma, o percurso lembrava um momento da vida do metalúrgico ou dos enfrentamentos com a repressão, sendo depois tudo registrado em textos, fotos e vídeos. As caminhadas começaram na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, como registrou o primeiro texto da série, que você pode ler CLICANDO AQUI.

Agora, voltamos a celebrar a memória de Manoel e de tantas outros que combateram a opressão, não raro entregando a vida em defesa de um ideal. Desta vez, com a bela parceria com Fernando Carvall (no alto, autorretrato do artista)  e Fernanda Pompeu (confira CLICANDO AQUI)

Blogueira convicta, como se apresenta, Fernanda nasceu no Rio de Janeiro e mora em Sampa desde seus 15 anos. Estudou cinema na ECA/USP, mas foi “redatora pena de aluguel” por muitas décadas, diz ela. Blogueira há cerca de seis anos, é agora empreendedora digital, militando nas trincheiras do blog ACELERA TEXTO.

Fernando tem 52 anos, é paulistano, formado em artes plásticas pela FAAP e pós-graduado em animação pelo Senac.  Foi aluno do Ziraldo. Colabora como caricaturista e ilustrador com a “Folha de S. Paulo” desde 1990 e com o “Valor Econômico” desde 2011. É professor da Faculdade de Comunicação Visual do Senac, do curso Multimeios da PUC e do Instituto Europeu de Design. Fez a curadoria das mostras Imagem e Violência, Imagens da Anistia, Belmonte 100 Anos, No Espírito de Will Eisner e 100 Anos de Moda. Organizador do livro Belmonte 100 Anos da editora SENAC. Foi jurado do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e do Mapa Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.  Sua “casa” é o ESTÚDIO SACI.

Sejam os dois muito bem-vindos ao TUTAMÉIA.